quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Jogos e Educação no Pavilhão Brasileiro da SPIEL.digital


 O Pavilhão Brasileiro na SPIEL.digital terá 16 mesas redondas sobre Jogos e Educação.


PAVILHÃO BRASIL / SPIEL.digital

Vem aí a maior feira de Jogos de Tabuleiro do mundo!

SPIEL.digital - a versão eletrônica da
Spiel Messe, a famosa feira de Essen na Alemanha, que acontece entre 22 e 25 de outubro e será inteiramente online e gratuita.

Grande parte do conteúdo estará em inglês e alemão, mas no Pavilhão Brasileiro estará tudo em português! Acompanhe as conversas sobre Jogos e Educação e tudo o mais sobre a criação de Jogos no Brasil.

Website: spiel.digital/

Instagram da feira Spiel de Essen: @spiel_messe
Instagram do Pavilhão Brasil:
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Twitter do Pavilhão Brasil:
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Não perca!

O cadastramento do público terá início em alguns dias antes, fique ligado.

Veja a programação de Jogos e Educação a seguir, mas acredite: além do que você vai ler agora, teremos outras atividades e surpresas!

JOGOS E EDUCAÇÃO

CALENDÁRIO DE PALESTRAS E CONFERÊNCIAS

Dia 22.10 (Horário brasileiro / Horário Alemão)

  • 10hBR/15hDE: O que faz as pessoas “entrarem” no jogo e se manterem curtindo por horas? (L1P1)

  • 11hBR/16hDE: Experiência Escolar com Jogos de Tabuleiro (L2P1)

Intervalo

  • 13hBR/18hDE: Devir e educação, um caso de amor (L3P1)

  • 14hBR/19hDE: Jogos podem formar cidadãos críticos? (L1P2)

  • 15hBR/20hDE: Considerações sobre a aprendizagem lúdica (L2P3)

Dia 23.10

  • 10hBR /15hDE: A mulher que joga é diferente das outras? Reflexões pedagógicas (L1P3)

  • 11hBR/16hDE: As regras do jogo e as regras dos jogadores (L1P4)

Intervalo

  • 13hBR/18hDE: Jogos na segunda infância: experiência portuguesa. (L2P2)

  • 14hBR/19hDE: Como a Mitra nasceu para transformar pessoas através dos jogos de tabuleiro) (L3P1)

  • 15hBR/20hDE: Jogos na educação inclusiva (L2P5)

Dia 24.10

  • 09hBR/14hDE: Conquistas brasileiras no cenário dos jogos de tabuleiro e seu potencial para a educação L1P5

  • 10hBR /15hDE: Crianças de 4 a 10 anos também jogam RPG! L1P6

  • 11hBR/16hDE: _Jogos para a aprendizagem da língua inglesa (L2P7)

Intervalo

  • 13hBR/18hDE: Como os jogos superam o ensino compartimentado_ L1P7

  • 14hBR/19hDE: O Jogo da Onça, a Mancala africana e a educação lúdica (L2P6)

  • 15hBR/20hDE: A força dos jogos de tabuleiro na rede federal de educação do Brasil (L2P4)

DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES
Linha 1: Conversas com acadêmicos

Professores universitários e pesquisadores conversam de forma simples e objetiva com os participantes da Spiel.digital sobre estudos e conceitos

1. O que faz as pessoas “entrarem” no jogo e se manterem curtindo por horas?

Francis Almeida (RS) - Palestra, 60min.
Dr. Francis Almeida, da Universidade Federal de Santa Maria, apresenta de forma descomplicada os conceitos de
flow e imersão. O que faz as pessoas “entrarem” no jogo e se manterem curtindo por horas? Por que isso é importante em uma educação com jogos?* Francis Moraes de Almeida é sociólogo e psicólogo pela UFSM, mestre e doutor em sociologia pela UFRGS. Atualmente é professor associado do Departamento de Ciências Sociais e coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFSM. Dedica-se a pesquisas nos campos da Sociologia Digital, Sociologia dos Boatos e Estudos sobre Jogo (game studies). Jogador de RPG desde 1992 e de jogos de tabuleiros modernos desde 2006.

2. Jogos podem formar cidadãos críticos?

Arnaldo V. Carvalho (UERJ/RJ) e Pedro Nunes (Portugal) - Palestra, 60min.
Dois países, dois educadores. Prof. Arnaldo V. Carvalho, membro Ludus Magisterium e mestrando em educação pelo Proped/UERJ oferece uma análise provocativa sobre a cultura dos jogos de tabuleiro na perspectiva educacional do Brasil, trocando com Pedro Nunes, com formações em educação crítica pela União Europeia. Juntos, traçam um conjunto de questões que vêm sendo tratadas em Portugal e Europa e apontam soluções para uma educação crítica com jogos.
* Arnaldo V. Carvalho, educador e terapeuta, pesquisador pelo GPIDOC/ISERJ e IJEC/UERJ, onde realiza pesquisa de mestrado acerca dos professores que utilizam jogos de tabuleiro e suas abordagens.
*
Pedro Nunes, é Game Tester na empresa de jogos mobile Miniclip. É um dos fundadores do projecto Includoteca, que visa a inserção social através dos jogos de tabuleiro. Fez também parte da formação da União Europeia "WarGames - Make Games Not War", no desenvolver do pensamento crítico através de jogos e da formação "Eduboards", onde foram criadas ferramentas de design de jogos para fomentar as técnicas educativas.

3. A mulher que joga é diferente das outras? Reflexões pedagógicas.
Cynthia Dias FIOCRUZ/RJ, Dani Michelena UFPR/PR, Taís Sanches CEFET RJ/RJ - Mesa temática, 60min.

Está melhorando, mas o estereótipo dos jogos de tabuleiro como “coisa de nerd”, por sua vez muito masculinizado, onde as raras meninas são igualmente estigmatizadas, ainda persiste. Três cientistas, mulheres e jogadoras discutem o assunto e suas implicações na abordagem de jogos em ambiente educacional.
* Cynthia Dias, professora-pesquisadora da EPSJV/Fiocruz, doutora em Design pela PUC-Rio;* Daniella Rosito Michelena Munhoz é PhD em Design de Sistemas de Informação [PPGDesign/UFPR], com pesquisa em Design de Sistemas de Jogos. Professora e pesquisadora da UFPR Universidade Federal do Paraná pelo LabDSI Laboratório de Design de Sistemas de Informação. Integrante do grupos de pesquisa INTERLUDICO [UFPR]. Tem experiência na área audiovisual, animação, fotografia e design com ênfase no design de jogos.* Taís Silva Pereira é doutora em Filosofia e professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ, atuando no ensino médio e superior. Coordenadora do projeto de extensão “A filosofia na construção de jogos” e do projeto de pesquisa, com apoio do CNPq, “Jogos filosóficos: abordagens didáticas conceituais para o ensino de filosofia”. Tem experiência na área de Filosofia Política, Ensino de Filosofia e Elaboração e avaliação de produtos educacionais.

4. As regras do jogo e as regras dos jogadores
Luiz Cláudio Silveira Duarte UFPR/PR - Palestra, 60 min.

Qualquer jogo é definido por suas regras, mas quem transforma um conjunto de componentes e regras em um jogo são os jogadores. Nesta conversa, o doutorando em Design pela UFPR Luiz Cláudio Silveira Duarte irá falar sobre as regras dos jogos e sua relação com os jogadores.
* Luiz Cláudio Silveira Duarte joga e pesquisa jogos desde 1978, é membro fundador da Confraria Lúdica, e atualmente pesquisa regras de jogos em seu doutorado na UFPR.

5. Conquistas brasileiras no cenário dos jogos de tabuleiro e seu potencial para a educação
Luish Moraes UFMG/MG, Glaudiney Mendonça UFC/CE - Palestra, 60min.

Se os jogos de tabuleiro não param de apresentar novidades, que dirá o cenário brasileiro. Artistas e autores se firmando no país e se consagrando pelo mundo, obtendo prêmios internacionais e vendo seus títulos a circular por vários países. Os professores de design Luish Moraes da UFMG e Glaudiney Moreira da UFC trocam comentários sobre diversos jogos de autores brasileiros recém-lançados e suas possibilidades de uso em educação.
* Luis Moraes Coelho é professor da Escola de Belas Artes da UFMG e coordenador do UFMGAMES, núcleo de extensão, pesquisa e ensino na área de jogos. Game designer, autor de jogos de tabuleiro com temas relevantes ao meio ambiente e à cultura brasileira. * Glaudiney Mendonça é graduado e mestre em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professor da Universidade Federal do Ceará, lotado no Instituto UFC Virtual ministrando aulas no curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais. Tem experiência na área de Jogos, Narrativas, Mitologia e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Jogos de Tabuleiro, Design de Jogos, Gamificação, Narrativas Multimídia, Psicologia Analítica e Mitologia Grega. Coordenador do programa de extensão IGREJOTA - Incrível Grupo de Estudos de Jogos de Tabuleiro.

6. Crianças de 4 a 10 anos também jogam RPG!
Fábio Medeiros UNIFEBE/SC - Palestra, 60 min.

O professor da UNIFEBE Fabio Medeiros conta como seu projeto de doutorado trouxe um olhar renovado para os jogos de RPG e desenvolveu uma abordagem funcional, extremamente lúdica e pedagógica para aplicação nos primeiros anos da escola básica.
* Fábio Medeiros: professor da cadeira de Cultura e Mercado de Jogos Digitais na UNIFEBE. Doutorando em Educação e Comunicação com graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Experiência nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase em Formação de Professores para o uso de Jogos e Metodologias Ativas na Educação. Seu tema de pesquisa é o uso dos Roleplaying Games como estratégia didática da pré-escola ao ensino profissionalizante.

7. Como os jogos superam o ensino compartimentado
Bruno Eduardo UFG/GO - Palestra, 60 min.

Como os jogos superam o ensino compartimentado por disciplinas e conseguem trabalhar distintos conteúdos, habilidades e competências através de uma experiência única? O professor da Universidade Federal de Goiás fornece perspectivas para uma metodologia integrativa de ensino com jogos.
* Bruno Eduardo é graduado em Design Gráfico e mestre em Arte e Cultura Visual pela FAV-UFG. Atua como professor no bacharelado em Design Gráfico, na FAV-UFG, e pesquisa o uso de jogos e filmes como mediadores de processos educativos, sejam formais ou não.

Linha 2: Experiências e cases

Educadores de norte a sul do Brasil, e também de Portugal, refletem sobre o jogar em suas práticas pedagógicas

1: Experiência Escolar com Jogos de Tabuleiro
Joca Rocha /RJ - Palestra, 60min.

A passagem do Professor Joca por uma série de escolas antes de se dedicar 100% ao game design foi marcada por um intenso uso de jogos contemporâneos e muita criatividade. Conheça suas experiências inspiradoras!
* Joca Rocha é mestre em Letras pela UFRJ. Desenvolvedor de jogos (digitais e de mesa) e professor. Desde 2009 atua na área de educação, com foco no ensino básico. Escritor e designer de narrativa no estúdio Dumativa. Faz parte de coletivos de jogos indie como Casa do Goblin e Oficina do Playtest.

2. Jogos na segunda infância: experiência portuguesa.

Pedro Kerouac /Portugal - Palestra, 60 min.
Quando os jogos de tabuleiro entram como parte do dia a dia das crianças na escola, muitas transformações ocorrem. O educador Pedro Kerouac relata sobre como identifica o perfil de cada turma e seus momentos, para então escolher os jogos certos a trabalhar as diferentes demandas dos alunos.* Pedro Kerouac atua em Braga Portugal, exclusivamente no cenário de jogos de tabuleiro, atuando como tradutor, game designer, youtuber e educador.

3. Considerações sobre a aprendizagem lúdica

Carlos Seabra - Palestra, 60min.
O educador Carlos Seabra, um dos pioneiros na sinergia entre
game design e educação com jogos no Brasil, se remete a experiências com jogos no contexto pedagógico, fala para os professores e famílias, e nos leva a pensar o futuro.* Carlos Seabra, autor de livros, criador de jogos e especialista em tecnologias digitais na educação e na cultura. Como game designer é editor com passagem por Editora Abril, na TV Cultura e outras. Trabalhou no SENAC-SP, na Escola do Futuro da USP, na Zoom Education, na FTD Educação, no Instituto Crescer. Um clássico de sua autoria é a Coleção Todos os Jogos - onde mais de 600 jogos clássicos foram apresentados. Recentemente, a Mitra lançou seu jogo Zener, que será apresentado por esta empresa na Spiel Digital.

4. A força dos jogos de tabuleiro na rede federal de educação do Brasil

Clever Pinto - IFAM/AM, Maurício Takano - UTFPR/PR, Leonardo Costa - IFRJ/RJ - Mesa temática, 60 min.
Com projetos com jogos de tabuleiro que reúnem cada vez mais estudantes, a rede federal de ensino profissional do Brasil “descobriu” esta nova abordagem no ensino, e não para de colecionar vitórias. Conheça três destas instituições pelo Brasil e o que elas tem feito junto aos alunos!* Clever Pinto: Mestre em Ecologia Aplicada, é professor de Biologia no Instituto Federal do Amazonas - IFAM (campus Tefé). Em busca de novas estratégias na educação, utiliza jogos de tabuleiro desde 2016. Para isso, desenvolveu o projeto Tabuleirando na instituição em que atua.* Leonardo Costa: Professor de Microbiologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ - Campus Rio de Janeiro). Possui projetos na área de microbiologia de alimentos e na área de educação na qual utiliza jogos de tabuleiro e ferramentas digitais em sala de aula. Coordena o projeto de jogos e RPG STAND NERD e orienta o Coletivo Nerd Stanley Lieber do IFRJ.* Maurício Takano: Doutor em Engenharia de Produção pela USP São Carlos. Docente do departamento de engenharia mecânica na UTFPR câmpus Cornélio Procópio. Coordena o programa de extensão "O uso do lúdico como ferramenta de ensino" e os projetos de extensão: "O uso dos jogos de tabuleiro como ferramenta de ensino", "O RPG como forma de lazer e aprendizado" e membro do grupo do projeto de pesquisa "O uso de jogos de tabuleiro para o desenvolvimento e manutenção das habilidades sociais".

5. Jogos na educação inclusiva

Laise Lima /BA, Priscila de Sousa Barbosa Castelo Branco /MA, Rafael Jaques /RS - Palestra compartilhada, 60 min.
Um tema sensível e altamente necessário, tratado por educadores lúdicos que aliam conhecimento e experiência.* Laíse Lima do Prado, fonoaudióloga, especialista em Gestão de Projetos e Psicopedagogia. CEO da Oficinas Lúdicas, empresa pioneira no Norte/Nordeste, que tem o objetivo de transformar o processo de ensino/aprendizagem através dos jogos Offline.* Priscila de Sousa Barbosa Castelo Branco, Pedagoga. Doutoranda em Ciências da Educação, especialista em Psicopedagogia, Educação Inclusiva, Neuroeducação, Gestão Educacional e Atendimento Educacional Especializado. Vice-coordenadora da Associação Brasileira de Psicopedagogia Núcleo Maranhão.* Rafael Jaques, professor do IFRS. Mestre e Doutorando em Educação. Pesquisador na área de Jogos e Educação com foco em RPG.

6. O Jogo da Onça, a Mancala africana e a educação lúdica

Maurício Lima - Palestra, 60 min.
A vida de Maurício Lima é marcada pelo encontro com a alegria de viver através dos jogos e do lúdico. Nesta palestra, ele narrará sua trajetória, desde seu resgate antropológico ao “jogo da onça” (tradicional entre os indígenas brasileiros), passando por importante estudo sobre a Mancala africana, e ainda, pelo lançamento de uma série de iniciativas educacionais com jogos pelo Brasil.
* Maurício Lima é mestre em Interações Midiáticas pela PUC-MG. Possui mais de 30 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de jogos. Fundou a “Origem - Jogos e Objetos” - com produtos premiados e apresentados internacionalmente. É o representante brasileiro da Associação Internacional de Jogos (Board Games Studies) e liderou, dentre outros, os projetos Jogos Indígenas do Brasil (com patrocínio da Bosch) e Jogos para Qualidade de Vida (com Senai e Sesi). Após décadas de sucesso em lojas físicas, adaptou o modelo de negócios da Origem, co-criando o “Lab25 - Soluções Lúdicas para Felicidade”, pelo qual desenvolve e aplica tecnologias sociais e educacionais.

7. Jogos para a aprendizagem da língua inglesaPaula Piccolo /SP - Palestra, 60 min.

Uma das professores de inglês mais conhecidas no cenário educacional com jogos de tabuleiro, Paula Piccolo trará a Spiel sua vasta experiência em transformar aulas em momento de aprendizado e prazer.* Paula Piccolo, professora de Inglês e advogada. Trabalha com jogos de tabuleiro na educação desde 2014. Criadora do JEDAI (Jogos na Educação, Didática, Aprendizagem e Inovação), que dá cursos de formação continuada para professores e psicólogos. Usa design instrucional na adaptação de jogos para o conteúdo programático de cursos, transformando o material didático em jogo de tabuleiro (e vice-versa). Atualmente coordena a plataforma de cursos online UNINERD Cursos Divertidos que trata temas importantes com abordagem lúdica e nerd.

Linha 3: Empresas que investem em educação

Elas estão na Spiel Digital e com suas iniciativas educacionais fazem a diferença e orgulham o Brasil dos jogos de tabuleiro!

1. Devir e educação, um caso de amor
A Devir é uma das editoras de jogos que mais investe em educação no Brasil. Conheça o projeto Devir Escolas e saiba da pequena “revolução lúdica” que eles vêm proporcionando!

2. Como a Mitra nasceu para transformar pessoas através dos jogos de tabuleiro
Em plena era digital, é possível despertar o interesse por simples artefatos de madeira? A Mitra, há mais de 20 anos acredita que sim. Conheça as experiências educacionais desta incrível empresa que fabrica e transforma jogos e o jogar em recurso pedagógico e diversão!

 

 

 

 

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