terça-feira, 24 de abril de 2012

German Railways

Aos amantes de Chicago Express, joguei esta semana o German Railways, do mesmo autor. GR tem algumas novidades em relação ao CE e uma delas me pareceu especial. Todas as companhias possuem o mesmo número de ações (três), diferentemente do CE. Deste modo, cada uma tem uma característica expansionista própria (limite de verbas para uma, custo mais barato para outra de acordo com o terreno, etc.). Só é permitido leiloar a última ação de uma companhia quando todas só tiverem uma ação disponível no mercado. As companhias pagam dividendos quando uma linha se expande para um hexagono que já possua uma linha de outra cor, a companhia que fez a expansão recebe dividendos em dobro. E quando uma linha entra na região de Berlim, deve usar o mesmo hexágono que entrou para sair, isto limita bastante a expansão de algumas companhias.

Além disso, a diferença especial é a seguinte: há uma trilha que marca os dividendos em potencial de cada jogador, somando o retorno atualizado de cada uma das ações que cada um possui (por exemplo, se eu tenho duas ações vermelhas e ela está valendo $9, meu marcador está no número 18, se a companhia vermelha se expande para uma cidade e valoriza em $1, meu marcador de dividendos vai para 20). De acordo com esta trilha, a sequência do turno seguinte será definida. O primeiro da trilha coloca um marcador no saquinho, o segundo coloca dois marcadores, o terceiro coloca três, se tiver dois jogadores empatados em quarto os dois colocam quatro marcadores, etc.

Os marcadores são misturados e sorteia-se APENAS cinco marcadores. Os marcadores sorteados mostram a sequencia do proximo turno e, além disso, quais jogadores irão jogar. Ou seja, pode acontecer de um ou mais jogadores simplesmente não realizarem ações no turno e outros realizarem mais de uma ação. À primeira vista, achei muito estranho, passível de muita sorte e desbalanceamento, mas ao longo do jogo, vi que mesmo não escolhendo ações, um jogador pode se dar muito bem, dependendo do que os outros escolherem fazer porque há ações necessárias e do tipo, "ruim com elas, pior sem elas" que favorecem a todos os jogadores que possuam ações de determinada companhia. E quando alguém escolhe iniciar um leilão, todos podem participar, mesmo não tendo ações no turno.

Calcular até onde se deve ir neste leilão é a tarefa cricual deste jogo. Trata-se de um jogo onde é preciso pensar bastante em qual companhia desenvolver, pois a cada cidade que uma companhia chega, seu valor aumenta e quem consegue ter duas ações de uma mesma companhia adquire uma grande vantagem. É preciso também ter noção de quantas peças restam para calcular o alcance máximo da companhia no tabuleiro (combinada pela verba disponível, adquirida com a venda de ações, igual ao Chicago Express). Tão importante quanto medir o alcance é pensar o momento de fazê-la render em dobro ao encontrar outra companhia, já que uma companhia que inicia cedo demais a render dividendos em dobro, não vai render tanto quanto outras que se desenvolvem primeiro para depois renderem em dobro.

O jogo termina quando todas as companhias tiverem se conectado a pelo menos outras duas.
À primeira vista, o modo de sorteio do turno dá uma possibilidade de balanceamento onde o jogador com dividendos menores tenha mais chance de jogar mais vezes e escolher ações que o favoreçam. No entanto, fiquei um ou dois turnos sem jogar (escolher ações), mesmo tendo três ou quatro marcadores no saquinho. Ou seja, é hora de entrar pesado no leilão e compensar a falta de ações adquirindo ações.

Pareceu-me um jogo cruel, onde é importante acompanhar de perto o andamento dos adversários, evitar que alguém adquira muito cedo o controle de duas ações da mesma companhia e não ficar muito para trás, pois é bem difícil conseguir reverter uma situação adversa. Joguei com cinco pessoas e me pareceu um bom número. Os leilões ficam muito interessantes, já que cada jogador adota um tipo de estratégia, uns mais agressivos, outros mais conservadores. Fui mais conservador na maior parte do tempo e não deu muito certo, não.

Terminei a partida em terceiro lugar. E se o jogador receber menos dinheiro que os outros em dois ou três turnos de dividendos consecutivos, já se torna mais difícil conseguir acompanhar a subida de preços dos leilões.

Um outro jogo de trens e ações de companhias que me pareceu interessante:
American Rails

2 comentários:

  1. É melhor, pior ou diferente do Chicago Express?

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  2. Alison,
    não achei o German ruim, cada companhia ter uma característica é melhor que no Chicago, onde a diferenciação é feita pelo número de ações disponíveis no início e sua localização. Por hora gosto mais do Chicago Express, principalmente pelas escolhas de cada um em sua jogada e porque joguei mais vezes, são da mesma família mas bem diferentes. Chicago é mais redondo e mais agradável porque não tem o fator sorte tão forte definindo quem vai jogar e qual será a ordem de jogadas do próximo turno. Para alguns, isto é um problema grave do German Railways. Não achei que estraga o jogo não. E sabendo desde o começo como funciona, pode ser divertido torcer para jogar pelo menos alguma vez no próximo turno. E mesmo sem jogar, se alguém escolher leiloar uma ação é possível participar.

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