sábado, 3 de dezembro de 2011

16a. reunião

Nesta reunião, fizemos um playteste do jogo do Rodrigo, o ^Coronéis^. Jogamos em duas equipes, uma de quatro jogadores outra de três. Nesta partida foram implementadas várias regras novas e a meu ver, foi um excelente início, com algumas situações de jogo interessantes. Trata-se de um jogo de conflito entre times, com bastante competição entre eles e bastante colaboração dentro do time, as jogadas são pensadas coletivamente, mas é o jogador da vez quem dá a definição do que fazer. E o momento do leilão, quando chega o fiscal de terras, a decisão é única do jogador com a ficha de número um, como serão quatro visitas durante a partida, a cada hora um jogador irá ter esta função. A situação mais pitoresca desta partida foi o aprisionamento de um padre em um terreno estratégico. O time vermelho construiu cercas de modo a prender o padre azul lá dentro, isso só foi possível por uma situação específica da montagem do tabuleiro )um hexagono próximo a um rio e localizado na borda do tabuleiro, assim, bastou contruir 3 cercas). Isto limitou o time azul em um personagem a menos, no entanto, o benefício do local em que ele foi preso era muito forte.
Iniciamos a partida de olho nos cinco pontos estratégicos e ficamos assim nos primeiros três turnos, isso deixou o jogo meio cabo-de-guerra, toma-lá-dá-cá, causando uma certa monotonia na jogabilidade. Mas logo percebemos que havia mais coisas interessantes a serem feitas que não estavam tão claras antes, como irrigar rios para plantar e criar lojas nas cidades. Ao percebermos isto, o jogo mudou e certamente uma proxima partida será bem diferente.
Uma questão importante a ser definida é se o dinheiro do time será aberto ou não. Talvez o melhor seja ficar fechado, principalmente por causa do leilão do fiscal. Mas como fazer isso na prática? Ter uma caixa ou envelope que possa circular entre os jogadores do time?
Para a proxima partida, será interessante ter uma folha resumindo o que cada personagem pode fazer, os custos de construção de lojas, irrigação e plantações e o benefício de cada uma delas.
Jogamos ainda sem o uso de cartas, o que pode acrescentar bastante ao jogo e dar a cada jogador um sabor mais individual em suas decisões também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário