sexta-feira, 11 de novembro de 2011

14o. encontro - ou GO e a Galinha Plin!

Marina trouxe GO, o jogo milenar. Vimos que as regras são simples e as possibilidades estratégicas infinitas. Um jogo para se aprender ao longo da vida, como ela disse, "mais para aprender do que para ensinar". Em seguida, assistimos a uma partida entre Marina e Tomás e pudemos perceber quanto o posicionamento no tabuleiro se desenvolve de modo interessante e fluido. Não há um eixo pré-determinado, como vemos em xadrez, damas ou gamão, por exemplo. O jogo vai se espalhando e se condensando, alternando momentos de preparação e de conflito.


Depois jogamos o DiXit Odissey. Outro jogo de regras simplérrimas, mas jogabilidade totalmente diferente do GO. Em DiXit, jogadores tentam adivinhar qual a carta ilustrada que corresponde ao que foi dito por alguém. Para muitos, trata-se de um jogo quase irracional, certamente bastante subjetivo. A arte de vincular palavras a imagens produz coisas engraçadas e estranhas, como, por exemplo, um vulcão ou uma galinha que fazem um som de "Plin!"

E no fim do encontro, conhecemos o Robin Hood, lançamento nacional da Galápagos Jogos. Um jogo de cartas dos autores brasileiros Sérgio Halaban e André Zatz que divertiu bastante o grupo. Nele, os jogadores são camponeses tentando entrar em Nottingham para vender seus produtos, alguns são lícitos, como batatas, frutas e galinhas Plin, outros não, tais como tecidos, jóias e hidromel. Para entrar devem declarar algum produto lícito olhando nos olhos do xerife, ele escolhe se acredita nos camponeses ou se resolve fazer uma vistoria, buscando fundos falsos nas carroças, etc. As surpresas são bastante divertidas.

Tivemos a visita do Alessandro, ex-aluno da Letras-UFMG que está iniciando a criar seus próprios jogos e quis nos conhecer.

E conversamos um pouco sobre interfaces digitais para jogos mescladas a tabuleiros e miniaturas, integração entre celulares e tablets, possibilidades de jogos multiplayer usando mecânicas semelhantes a que estamos conhecendo.

Estiveram presentes:
Jéssica
Alessandro (visitante)
Paulo
Kayke
Tomás
Marina
Louis
Rodrigo
Luish

Um comentário: