quinta-feira, 1 de setembro de 2011
4o. Encontro
Hoje vimos o jogo Tikal, criado em 1999 pela dupla de game designers Kiesling e Kramer.
Jogamos em duplas, sem usar o leilão.
Victor e Paulo, a dupla de vermelho fez 111 pontos
As outras três duplas ficaram na faixa dos 80 pontos
Segundo o BGG, Tikal reúne seis tipos de mecânicas:
Action point allowance system: sistema de pontos de ação
Area control / area influence: controle de área / controle de influência
Modular board: tabuleiro modular
Auction / bidding: leilão / apostas
Set collection: coleção de conjuntos
Tile placement: colocação de peças
A mecânica de controle de área aliada às quatro rodadas de pontuação torna o jogo muito estratégico e permite muito planejamento.
Nesta primeira partida, os hexágonos foram comprados na sorte e a dupla vermelha se beneficiou dos tesouros e como todos jogavam pela primeira vez, houve pouca marcação.
Em jogos de controle de área é importante planejar a distribuição de peças em pontos fortes do tabuleiro, tentando não concentrar esforços, já que há muitas áreas que pontuam e os valores variam muito durante a partida.
Tikal mescla tabuleiro modular com colocação de peças de modo a ampliar muito a rejogabilidade.
Estiveram presentes:
Paulo
Victor
Juliana
Marina
Jessica
Flávia
Louis
Tomas
Rodrigo
Arttur
Luish
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