sexta-feira, 19 de agosto de 2011

2o. encontro

Quinta passada, vimos o livro The Art of Game Design: a book of lenses, de Jesse Schnell, sobre como planejar a criação e desenvolvimento de jogos.

Avaliamos a produção do jogo Settler's of Catan (lançado no Brasil como Colonizadores de Catan pela Grow) de Klaus Teuber. Vimos a qualidade dos componentes de madeira, notamos a quantidade de peças, o número de cartas e partes do tabuleiro adequadas, o estilo de diagramação do livreto de regras.

Conhecemos o jogo Notre Dame, do designer Stefan Feld.
As mecânicas principais do jogo são (fonte: BGG):
card drafting (Escolha de cartas)
Hand management (gerenciamento de cartas)
Modular board (tabuleiro modular)
Point to point movement (movimento ponto a ponto)

Jogamos em duplas. A partida terminou com um placar apertado, com diferença de um ponto entre o primeiro e o segundo lugar.

Conversamos, entre outras coisas, sobre o fator sorte envolvido em um jogo que não tem rolagem de dados, mas tem compra de cartas, a criatividade do tabuleiro, a relação com o tema e o envolvimento dos jogadores pelo tema proposto.

2 comentários:

  1. 56 a 55! Belo placar hahaha.

    Este está sendo meu primeiro contato com os jogos de tabuleiro, nem sequer imaginava a existência de trabalhos tão bem-feitos.

    Enfim, o grupo de estudos está sendo muito bacana!

    ResponderExcluir
  2. (56 a 55 foi o placar mais apertado que eu já consegui. XD

    Mas eu teria curtido mais se a gente tivesse uma única moeda naquela rodada final para conseguir os quinze pontinhos a mais!!)

    E concordo com o Kayke, o grupo está sendo muito bacana. Eu sempre gostei de jogos de tabuleiro, mas não tinha tido contato com muitos jogos diferentes até então.

    O legal é que agora eu estou passando isso para frente também. Já não tem encontros nas casas dos meus amigos que alguém não me ligue pedindo para levar o Catan. Espera até eu comprar mais jogos...

    Eu estava comentando com o Luis que seria uma boa a gente ter uma loja para alugar jogos de tabuleiros. Porque tem uns que a gente quer compartilhar com o pessoal, mas a gente não vai comprar só para jogar uma vez (até porque a maioria nem tem aqui no Brasil, e o frete sai caro...).

    ResponderExcluir